segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Pesquisadores acham em SC sítio arqueológico de quase 6 mil anos



 
 
Sambaqui é um dos mais antigos já registrados na região. Acúmulo de conchas era feito por povos que viviam no período pré-colonial.
 
 
Pesquisadores encontraram em São Francisco do Sul, no Litoral Norte catarinense, um dos sambaquis mais antigos já registrados. As primeiras análises indicam que o sítio arqueológico tem 6 mil anos. A descoberta revelou também que figuras pintadas em pedras podem ajudar os pesquisadores a entenderem melhor os hábitos de vida dos primeiros moradores da região .


A cidade de São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1504. Antes das primeiras construções, outros povos ocupavam a região. “São sítios arqueológicos pré-coloniais, caracterizados pelo acúmulo intencional de conchas por povos que viviam em todo o litoral brasileiro“, diz a arqueóloga Dione Bandeira.


Pesquisadores acreditam que as pessoas que construíram os sambaquis tenham sido eliminadas ou se misturaram às tribos de índios tupis-guaranis antes da era cristã.
 
 
 
Investigação
 
 
 
“Aqui próximo desse morro tinha uma propriedade grande de engenho de farinha. Poderia ser procedente disso, de ocupação histórica”, afirma a arqueóloga Maria Cristina Alves. Mas pelas características e pela quantidade de sambaquis, a gente resolveu investigar melhor isso. E aí a gente percebeu que se tratava de um sítio pré-colonial.


Diferentemente da maioria dos sambaquis, que ficam a céu aberto, o sítio encontrado chamou a atenção porque ficava em um abrigo, coberto por rochas. Enquanto outros sambaquis da região podem chegar até 20 metros de espessura, ele tem 35 centímetros na parte das conchas.


“A gente tem sambaquis, mas não como esse. É bem raro, e esse foi um dos fatores para ele ser escolhido para escavação”, afirma Dione.


O resultado da datação veio em outubro. “No início a gente tinha até dúvida se era mesmo pré-colonial, podia ser um acúmulo de conchas recentes. Essa era nossa preocupação.Por sorte, no primeiro dia da sondagem, a gente já encontrou material humano. E essa data, de 5.910 anos, acabou sendo o sítio mais antigo que a gente tem com concha.
 


Figuras elaboradas
 
 
 
Figuras encontradas nas rochas da casa de pedra, como o local é chamado, ainda não foram analisadas a fundo, mas tudo indica que elas sejam pinturas mais elaboradas, bem diferentes das gravuras em baixo relevo encontradas na região de Florianópolis.


“Nós teríamos um sambaqui em abrigo e uma pintura associada a essa ocupação. Isso vai dar muita discussão para a arqueologia regional e até para a arqueologia brasileira”.
 
 
 
 
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...