sábado, 12 de dezembro de 2015

A lula cor-de-rosa que vive no fundo dos oceanos




Uma equipe de cientistas norte-americanos conseguiu filmar uma lula luminescente de mar profundo, espécie raramente vista viva. Tem uma forte tonalidade cor-de-rosa, e os cientistas explicam porquê.


Uma equipe de cientistas da Administração Nacional do Oceano e a da Atmosfera norte-americana revelou um vídeo de uma lula luminescente de mar profundo. 


A espécie, segundo dizem, raramente é vista viva. A filmagem mostra a lula, com uma forte tonalidade cor-de-rosa, a nadar pelas profundezas do Oceano Pacífico, junto ao Hawaii.


Segundo o diário britânico Daily Mail, a lula, filmada no passado dia 19 de setembro, tem um a dois metros de comprimento, e nada a uma velocidade de três a quatro quilômetros por hora. A publicação adianta ainda que a filmagem será utilizada para estudar o comportamento da espécie.


A equipe de cientistas conseguiu filmar a lula através de um veículo submarino, controlado de forma remota. Esta, crêem, foi atraída pelas luzes do veículo, unindo-se ao mesmo, mas evidenciando um comportamento agressivo. A equipe de investigadores ainda não sabe porquê.


Por ora, os cientistas acreditam que a forte luz cor-de-rosa emitida pela lula tem três propósitos: cegar as presas, iluminar as profundezas do mar, de forma a medir as distâncias enquanto nada, e mostrar-se receptiva a eventuais parceiros sexuais. 


A lula tem ainda um funil na parte inferior do seu corpo, que se assemelha a uns lábios vermelhos, e que “serve de propulsão” ao seu movimento, segundo o acadêmico da Universidade de Louisiana, Scott France.





Fonte: Observador

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...