sábado, 13 de fevereiro de 2016

O mistério dos pés humanos que dão à costa nas praias do Canadá







 
Desde 2007 que, num fenômeno aparentemente inexplicável, pés humanos, na maioria pés direitos, são encontrados na região da Colúmbia Britânica.



São encontrados na areia, trazidos pelas ondas e ainda dentro dos sapatos - sempre desportivos, sejam tênis ou botas de montanha -, separados do resto do corpo. Já são mais de uma dúzia os pés humanos que dão à costa nas praias da província canadense da Colúmbia Britânica, sem que as autoridades tenham percebido exatamente de onde vêm ou a quem pertencem na maioria dos casos. 


O mais recente aconteceu já esta semana, revela o The Washington Post: Charlotte Stevens estava dando um passeio junto ao mar com a família e o marido avistou um sapato na areia. Dentro do sapato, mais um pé cortado. A polícia está tentando apurar a identidade da pessoa a quem pertence o membro, passando em revista a lista de desaparecidos na área. Até o momento, continua sem pistas.


Foi em 2007 que o primeiro pé humano deu à costa na região. Seis dias depois do primeiro, foi encontrado o segundo. No ano seguinte, mais cinco pés humanos, sempre calçados. Na grande maioria, são pés direitos. 


As teorias sucediam-se: desde a possibilidade de serem restos mortais de vítimas do tsunami de 2004, no Oceano Índico, até à hipótese de se tratarem de vítimas de redes de crime organizado. Conclusões sólidas? Zero.


Vários cientistas chegaram a debruçar-se sobre o assunto e há quem refira que, quando os corpos passam longos períodos na água, as mãos e os pés são os primeiros membros a separar-se do cadáver, pelo que seria natural que fossem os primeiros a dar à costa. A polícia conseguiu, entretanto, ligar dois dos pés encontrados a pessoas com doenças mentais. 


Outros três pertenceriam a indivíduos que morreram de causas naturais. Pessoas que quiseram desaparecer, resumiram as autoridades. Mas o mistério mantém-se: por que razão continuam os pés a dar à costa, com alguma frequência, desde 2007? 


"Demasiadas coincidências", apontou o especialista forense Mark Mendelson ao Daily Beast, em 2011. Todos os membros vêm calçados, com sapatos desportivos, sem que o resto do corpo apareça. E quase todos são pés direitos.


Há mesmo quem sugira um círculo vicioso: a partir do momento em que os pés deram à costa, terão sido muitos os canadenses que começaram a bater as praias da Colúmbia Britânica, dando largas à sua curiosidade mórbida, e por isso tantos foram encontrados. 


Mas a verdadeira explicação para o fenômeno continua por descobrir. Enquanto isso, e praticamente na última década, mais pés humanos vão sendo arrastados pelas ondas até às praias da Ilha de Vancouver.




 Fonte: DN

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...