quinta-feira, 7 de abril de 2016

Cemitério antigo é descoberto na misteriosa Planície dos Jarros em Laos

Restos humanos encontrados em um antigo cemitério em um dos lugares mais misteriosos da Ásia - a Planície dos Jarros na província de Xieng Khouang - Laos central (AFP Photo/)



Arqueólogos descobriram restos humanos antigos e diversas práticas funerárias na misteriosa Planície dos Jarros, em Laos, informaram os pesquisadores australianos na segunda-feira, enquanto os cientistas tentam desvendar o enigma dos vasos de pedra.


A Planície dos Jarros está localizada na província central de Xieng Khouang, Laos, e está repleta de milhares de jarros de pedra, cujo uso original tem intrigado os cientistas ao longo dos anos.


“Este será o maior esforço desde 1930, para tentar entender o propósito desses jarros e quem os criou,” declarou Dougald O'Reilly da Faculdade de Arqueologia da Universidade Nacional da Austrália, em um comunicado.


Ele disse que as escavações descobriram três tipos de enterros praticados no local. Em uma das práticas, os ossos foram enterrados em covas seladas com um grande bloco de pedra calcária, enquanto que outros ossos foram encontrados enterrados em vasos de cerâmica, separados dos jarros.


Os pesquisadores também encontraram, pela primeira vez, um corpo que foi colocado em um túmulo.


O'Reilly disse que, embora os jarros estejam vazios agora, é possível que eles tenham sido usados para armazenar os corpos até que a carne estivesse completamente decomposta, e os ossos pudessem ser enterrados.


“Não temos nenhuma evidência de cremação, algo que já foi sugerido no passado”, disse O'Reilly, acrescentando que também não se sabe ao certo onde aquelas pessoas enterradas tinha vivido.


Apesar das descobertas, ele disse que o propósito original dos jarros continua sendo um mistério.


“Os jarros de pedra continuam sendo um mistério, bem como para que eles eram utilizados,“ declarou O'Reilly à AFP.


Apenas alguns objetos simples, como um punhado de contas de vidro, foram encontrados com os restos humanos nos locais de sepultamento, e acredita-se que eles datam de cerca de 500 ou 600 AC a 550 DC


Uma equipe de investigação conjunta, formada pela Austrália e Laos, passou um mês realizando coleta de dados no local. O'Reilly disse que esperava que uma melhor compreensão arqueológica da Planície dos Jarros ajudasse a incluir o lugar na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.


Cerca de 90 lugares compõem essa intrigante área desta nação do Sudeste Asiático, com seus jarros esculpidos, cujo tamanho varia entre 1 e 3 metros de altura (3 a 10 pés).


As escavações foram realizadas em fevereiro, em conjunto com o Ministério da Informação, Cultura e Turismo de Laos e a Universidade de Monash, de Melbourne, Austrália, como parte de um projeto de cinco anos.




Fonte: Yahoo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...