quinta-feira, 21 de julho de 2016

O primeiro caça-fantasmas da história foi uma mulher

Rose Mackenberg (esq.) 



Rose Mackenberg foi contratada por Houdini para desmascarar falsianes do sobrenatural.


Quando anunciou que faria um reboot de Os Caça-Fantasmas, filme clássico de 1984, o diretor Paul Feig (The Office, Missão Madrinha de Casamento, As Bem-Armadas), foi duramente criticado. Não pelo fato de estar planejando um reboot, e sim porque afirmou que os novos caçadores não seriam "eles" como no original, e sim "elas".


Diversos argumentos foram utilizados para tentar justificar o quanto o filme seria ruim, mas muitos simplesmente não gostaram do fato de Feig ter escolhido quatro mulheres (Kristen Wiig, Melissa McCarthy, Kate McKinnon e Leslie Jones) para serem protagonistas do filme. Pode ser um conceito difícil de os ~haters entenderem, mas a verdade é que o primeiro caça-fantasmas da história surgiu décadas antes de Peter (Bill Murray), Ray (Dan Aykroyd), Egon (Harold Hamis) e Winston (Ernie Hudson) e era uma mulher.


Rose Mackenberg trabalhava como investigadora em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1920, quando foi contratada por ninguém menos do que Harry Houdini para apurar a situação de um suposto médium. O ilusionista ficou tão satisfeito com o trabalho de Mackenberg que a contratou para investigar fraudes que usavam o sobrenatural para tirar o dinheiro das pessoas.


Mais alguns investigadores foram contratados por Houdini para ajudar Mackenberg, que se infiltrava — muitas vezes disfarçada de viúva ou mãe — em diversas operações. Durante seu tempo trabalhando para o ilusionista, ela desmascarou pessoas que diziam ouvir, se comunicar e invocar os mortos; tratantes que diziam saber os conteúdos de envelopes selados, entre outros.


Como aponta o Quartz, sua agilidade e seus relatórios detalhados a deixaram conhecida como a maior caça-fantasmas (e fraudes) da época. Ela foi até consultada pelo congresso americano durante a criação de uma lei contra videntes. 


Mackenberg morreu em Nova York em 1968, mas deixou uma belo legado. Inclusive a ideia de que mulheres podem ser o que elas quiserem: investigadoras, caça-fantasmas e protagonistas de reboots de franquias de sucesso.



Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...