quinta-feira, 26 de junho de 2008

Solo de Marte é similar ao da Terra, dizem pesquisadores


Técnicos da missão da sonda Phoenix afirmam que os primeiros testes do solo no pólo Norte de Marte revelam um ambiente salgado, similar ao encontrado nos quintais das casas na Terra. A descoberta levanta a esperança de que as planícies árticas do planeta podem ter condições favoráveis para vida primitiva.

"Não há nada ali que seja um obstáculo para a vida. Na verdade, parece bem amigável", afirmou o cientista Samuel Kounaves sobre o solo de Marte. "Não há nada que seja tóxico".

Até o momento, a Phoenix não detectou compostos orgânicos, considerados essenciais para a existência de vida. Na semana passada, a sonda encontrou evidências da existência de gelo no solo do planeta. Em geral, pesquisadores afirmam que água líquida, uma fonte estável de energia e compostos orgânicos são requisitos necessários para uma região habitável.

"Nós detectamos que o solo de Marte não é muito diferente do da Terra, em termos de composição química, acidez. Também tem indicações de que ele [o solo] foi modificado por água no estado líquido", afirma, por e-mail Nilton Rennó, cientista brasileiro e um dos líderes de pesquisa da missão.

"Se conseguirmos provas, nos próximos dias, de que existe água no estado líquido, isso quer dizer que Marte é habitável, bactérias da Terra teriam condições de se desenvolver", afirma o brasileiro.

Nesta semana, a Phoenix começou a analisar minerais que não têm carbono em sua estrutura. A sonda misturou amostras do solo com água levada do solo em um tubo e agitou. Sensores detectaram o pH do solo e analisou a existência de nutrientes.

Análises preliminares indicam que o solo tem um pH entre 8 e 9 --um pH menor que 7 indica que a mistura é ácida, enquanto um valor acima de 7 representa um material alcalino. A Phoenix também indicou a existência de magnésio, sódio, potássio e cloreto. "É bastante típico de um solo aqui da Terra, sem os compostos orgânicos", afirma Kounaves. Ele diz que aspargos e nabos poderiam ser plantados em um solo assim.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...