terça-feira, 21 de julho de 2009

Sucuri de 6 metros engole capivara e vira atração no Mato Grosso do Sul


Uma sucuri, com aproximadamente seis metros de comprimento, virou uma 'atração turística' na granja Monte Azul, na zona rural de São Gabriel do Oeste, município que fica a 133 quilômetros de Campo Grande, na região norte de Mato Grosso do Sul.

A cobra foi encontrada na manhã desta terça-feira por funcionários da granja na margem de um lago que fica dentro da propriedade, logo após ter devorado uma capivara, que deve demorar entre dois meses e meio a três meses para ser digerida.

Como tem menos mobilidade durante o período de digestão e passa muito tempo descansando ao sol, o animal, nessa situação bizarra, virou atração para os moradores da cidade e da região, que vão até o local para vê-lo.

Segundo o gerente da granja, Sebastião José Vaz, como o lago é o habitat do animal, a cobra não será importunada.

- Tem mais sucuris ali, não iremos matar a cobra. Ela ficará ali, que já é o habitat dela - disse ele ao site Idest, de São Gabriel do Oeste.

A sucuri é a maior cobra da fauna brasileira, relatos descrevem medidas de até 11,5 m de comprimento mas, a maioria dos animais desta espécie chega até a nove metros e não é peçonhenta.

Originária do Pantanal, a sucuri vive ainda nas regiões tropicais da América do Sul, no leste dos Andes, principalmente na bacia Amazônica e nas Guianas. Na natureza são cobras que vivem em ambientes semi-aquáticos e pode ser encontrada nos grandes rios.

Também conhecida como Anaconda, ela é carnívora e se alimenta de mamíferos como capivaras, veados, cutias, podendo até matar um jacaré por falta de ar.

Quando apanha a presa tenta levá-la para água e matá-la por afogamento. Quando sofrem um ataque e não podem fugir nadando, mordem para se defender. Sua mordida não é venenosa, mas pode causar infecções.

São animais de hábitos solitários, agressivos e difíceis de se observar, pois é uma característica dessa espécie permanecer parcialmente escondido na água, o que dificulta precisar e documentar uma exemplar maior que o recorde atual. Geralmente pesa cerca de 30kg a 90kg. As sucuris têm um corpo verde-escuro, com manchas ovais pretas, olhos e narinas.


Fonte: O Globo Online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...