Um grupo de arqueólogos peruanos encontrou um templo pré-colombiano dedicado ao mítico deus Naylamp, com 1.000 anos de antiguidade, na província de Lambayeque (norte).
A descoberta foi finalizada após oito meses de escavações lideradas pelo arqueólogo Carlos Wester La Torre nos arredores da huaca (cemitério) e pirâmide Chornancap.
O templo, que se estende por uma área de 250 metros quadrados, está ao ar livre e nas paredes de adobe são vistas cenas coloridas de sacrifícios humanos com guerreiros armados e cabeças decapitadas em suas mãos, informou o jornal El Comercio.
Em um recinto principal, os investigadores encontraram um trono em perfeito estado, apesar de ter ficado enterrado a vários metros no subsolo.
Os arqueólogos acreditam que o templo está diretamente relacionado com Naylamp, o deus mitológico que diz a lenda chegou no lugar vindo dos mares para fundar uma civilização: o reino de Sican e da cultura Lambayeque, no século IX.
"A existência de pedestais em forma de chacanas (cruzes andinas), pinturas murais de rituais sagrados e conhecidas ondas antropomórficas mostram que esse local foi usado por importantes senhores, como o fundador da cultura Lambayeque," disse Carlos Wester La Torre, citado pelo El Comercio.
"As evidências desenterradas darão resposta ao que oralmente ficou conhecido como a lenda de Naylamp. Essa conquista irá fornecer novas luzes sobre a origem da civilização Lambayeque," disse Hernando Malca, arqueólogo-chefe do Instituto Nacional de Cultura em Lambayeque.
Tradução: Carlos de Castro
Fonte: Terra Chile
Nenhum comentário:
Postar um comentário