sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Estudo: rãs tropicais constróem ninhos com espuma eficiente

As rãs tungara constróem seus ninhos com uma espuma que previne infecções e protege os ovos contra patógenos presentes na água e contra a forte luz solar


Nos trópicos, existem centenas de espécies de rãs que constroem seus ninhos com espuma, a fim de que sirvam como abrigo para os ovos ou larvas.

A espuma é um material de construção bastante frágil, mas os ninhos de rãs não são construções precárias.

Como descobriram Malcolm Kennedy e Laura Dalgetty, da Universidade de Glasgow, eles são construídos de maneira deliberada e apresentam características específicas.

Os pesquisadores reportam em artigo para a revista Biology Letters o seu estudo sobre as rãs tungara, Engystomops pustulosus, encontradas no Caribe e na América Central. Os animais constroem seus ninhos em poças de água ou pequenos lagos.

Kennedy diz que a produção da espuma cabe ao macho, que primeiro recebe um fluido da fêmea e depois o mistura à água do lago para criar uma espécie de "balsa".

O fluido inclui moléculas surfactantes que reduzem a tensão superficial da água, resultando na espuma.

Também contém proteínas que, ao prevenir infecções e inibir as ações das enzimas, protegem os ovos contra patógenos presentes na água e contra a forte luz solar encontrada nos trópicos.

Assim que a balsa é construída, a fêmea começa a colocar três ou quatro ovos em cada porção de fluido e, depois de fertilizá-los, o macho insere os ovos na porção central do ninho, à medida que este é produzido.

"Seria de imaginar que os ovos se misturem de maneira aleatória, mas não é o que acontece", disse Kennedy. Nenhum ovo é posicionado no centímetro final do monte, que serve como cobertura protetora.

Kennedy diz que novos estudos sobre o fluido produzido pelas rãs fêmeas podem ser interessantes.

"Temos ali um composto que protege células muito sensíveis contra infecção por bactérias e fungos", afirmou. "Essa espécie de coquetel de moléculas poderia ser realmente útil para fins médicos".


Fonte: Terra


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...