sábado, 19 de março de 2011

Aborígenes australianos vincularam origem da vida a meteoros



Os aborígines australianos vincularam vários dos seus mitos da criação a queda de meteoritos, milhares de anos antes da ciência moderna suspeitar que a vida na Terra pode ter vindo do espaço, de acordo com um estudo divulgado em 15 de março pela imprensa australiana.

A tese faz parte do trabalho do acadêmico Duane Hamacher da Universidade de Macquarie de Sydney, sobre as crenças das comunidades aborígenes Arrernte e Luritja da Austrália central, e sua relação com os cometas e meteoritos, e seu impacto na Terra.

A rádio australiana ABC divulgou o estudo que analiza os mitos, como o do "Tempo dos Sonhos", termo aborígene para se referir a uma ordem espiritual, natural e moral do cosmos.

Esta história descreve como "o ovo da vida acidentalmente caiu do céu e ao quebrar na superficie criou a vida na Terra", disse Hamacher.

Outro mito dos primeiros habitantes da Austrália, diz que a vida se originou a partir de duas pedras que caíram do céu, semelhante a cosmologia cristã.

Os aborígines se referiam a essas pedras, "como pessoas que caíam do céu como estrelas na superfície, eram como Adão e Eva", disse Hamacher

Segundo o estudo, muitas tribos aborígenes que habitam a Austrália por mais de 40.000 anos, viam os cometas como fumaça, uma interpretação partilhada pelos povos Maori da Nova Zelândia ou índios sul-americanos.

Hamacher disse que até o século XX a relação entre meteoritos e crateras não era considerada como um fenômeno científico, uma vez que se acreditava que "as pedras não caíam do céu."

O especialista em estudos Aborígenes disse que essa visão mudou quando foram realizados os primeiros estudos sobre a relação entre a origem da vida e os corpos celestes.

Em 2008, a revista científica britânica "Nature Geoscience" publicou um trabalho de pesquisadores da Universidade de Tohoku (Japão), que concluiram que os impactos de meteoritos nas massas de água da Terra primitiva podem ter contribuído para a criação de moléculas orgânicas complexas que formaram a base da vida.



Tradução: Carlos de Castro



Fonte: Terra Chile

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...