terça-feira, 12 de junho de 2012

Uma história de fantasma de Tóquio: A maldição do samurai



Depois de uma terrível decapitação, o espírito de Masakado - primeiro samurai do Japão - ainda assombra Tóquio.

Ao longo dos séculos, muito sangue foi derramado na região de Tóquio, e alguns acreditam que os espíritos furiosos ainda vagam nas ruas até hoje. Talvez o fantasma mais famoso seja o de Taira no Masakado (903-940 d.C.), considerado como o primeiro samurai japonês.


Um senhor da guerra menor, mas bem sucedido, Masakado se irritou com o jugo do governo imperial de Kioto, estabelecendo um reino independente na região de Kanto e proclamando-se o "novo imperador de todo o Japão". Em resposta, o governo do "velho" Imperador, rapidamente ofereceu uma recompensa pela cabeça do guerreiro.
 

Em dois meses Masakado estava morto, atingido por uma flecha entre os olhos durante uma batalha feroz no que é hoje a prefeitura de Saitama. Sua cabeça decapitada foi trazida para Kioto para exibição pública.
 

A cabeça sai em turnê

 

Segundo a lenda, o espetáculo macabro não durou muito tempo. Enfurecido com o insulto de ter a cabeça removida do seu corpo, a cabeça de Masakado voou pelo céu de Kioto, retornando para a região de Kanto, em uma busca frenética por seu corpo.



Uma antiga xilogravura mostra uma multidão encolhida de medo da cabeça decapitada de Masakado


Desesperada para refazer-se e lutar novamente, a cabeça do samurai japonês procurou o corpo por toda parte, mas a busca foi inútil.

 
Finalmente, depois dos esforços infrutíferos, a cabeça cortada caiu do céu e caiu sobre um lugar que ficou conhecido para sempre como Masakado no Kubizuka - A Colina da Cabeça de Masakado.


Aldeões aterrorizados lavaram a cabeça, enterraram-na e ergueram uma pedra comemorativa para aplacar sua fúria.



Passaram-se 1.000 anos, e a pequena vila de pescadores em que a cabeça de Masakado descançou por muito tempo tornou-se uma metrópole: Tokyo.


Como prova de seu poder, o antigo santuário de Masakado ocupa um espaço nobre da cidade, cercado por arranha-céus modernos, a cinco minutos de carro do Palácio Imperial.

 
Mas mesmo depois de um milênio, a reputação de Masakado ainda vive. Os líderes do governo tentaram movê-lo de seu lugar em Otemachi, apenas para desistirem depois.


 Em meio a uma das cidades mais tecnologicamente avançadas do mundo, esta parcela de terra despretensiosa é considerada intocável por causa da maldição de mil anos de Masakado.


Quando o grande terremoto de Kanto de 1923 destruiu grande parte da cidade, o Ministério das Finanças em Tóquio aproveitou a oportunidade para nivelar a Colina da Cabeça de Masakado, aterrando a lagoa, onde a cabeça do samurai japonês teria supostamente sido lavada, e erguendo um edifício de escritórios no local.


Em dois anos, o Ministro das Finanças e cerca de 14 outros funcionários haviam perecido, seja por acidentes, doenças ou outros infortúnios.


A Colina de Masakado agora está coberta de arranha-céus, mas o governo nunca foi capaz de remover completamente o santuário


 
Enquanto isso, uma série de lesões inexplicáveis, muitas nos pés e pernas, ​​apareceram em outros funcionários. O medo de pisar no chão maldito levou as autoridades a demolirem o edifício e reconstruirem a colina depois de realizar um ritual xintoísta para apaziguar o espírito irritado.


Depois disso, o governo passou a realizar um pequeno serviço em sua honra a cada ano, até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, que chamou a atenção do governo para outras coisas, e as cerimônias eventualmente pararam.


Em 1940, um raio atingiu o Ministério das Finanças, desencadeando um incêndio que destruiu grande parte da estrutura adjacente a Colina de Masakado.


Sendo o aniversário de mil anos da morte do samurai, o ministro das Finanças patrocinou uma cerimônia extravagante para, mais uma vez, apaziguar a sua alma irada, erguendo um memorial de pedra que fica no local até hoje.

 

Masakado, da guerra até hoje

 

A história de Masakado não termina aí. Quando as forças americanas de ocupação assumiram o controle do Japão após a guerra, eles tentaram destruir o santuário para construir um estacionamento para os veículos militares americanos.


O Santuário de Masakado está localizado a poucos minutos a pé da estação de Otemachi


Durante a tentativa de nivelamento, uma escavadeira capotou, matando o motorista. Uma série de outros incidentes, combinados com apelos das autoridades locais, acabou convencendo os americanos a cancelarem o projeto, dando ao samurai Masakado sua paz e tranquilidade, mais uma vez.


Tudo isso suscita uma pergunta: com toda essa conversa sobre a sua cabeça, o que aconteceu ao corpo de Masakado? De acordo com uma lenda, ele está correndo a procura de sua cabeça!

 
Acredita-se que tenha sido enterrado no que é hoje o Santuário de Kanda Myojin, localizado na atual Otemachi. Masakado pode ter sido um traidor de Kioto, mas ele é um herói para Tóquio, e até hoje, o corpo de Masakado ergue-se vigiando a cidade de Tóquio. O festival Kanda Myojin Matsuri  é realizado todo mês de maio em sua honra.


Tradução: Carlos de Castro 


Fonte: CNN GO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...