quarta-feira, 22 de maio de 2013

Estudo indica que neandertais eram desmamados aos sete meses



O desmame dos bebês aos sete meses foi introduzido pelas mulheres neandertais, segundo as provas mais antigas encontradas até agora e publicadas no último número da revista britânica "Nature".


De acordo com uma investigação de cientistas americanos e australianos, depois dos sete meses da data do nascimento, as mães neandertais alimentavam seus bebês com uma dieta suplementar durante meio ano, até chegar aos alimentos sólidos.


Os prazos nos quais a lactação materna desaparecia são quase idênticos aos que atualmente recomendam os pediatras, como demonstra um estudo realizado pelos cientistas, que matizam que este processo aconteceu em uma zona onde atualmente está a Bélgica.


"Houve um abrupto desmame na Scladina Neandertal (lugar pré-histórico da cidade belga de Andenne). Não achamos que seja a idade normal em que os neandertais deixavam de amamentar, parece que por razões desconhecidas o processo foi interrompido", explicou à Agência Efe Tanya Smith, professora de biologia na universidade de Harvard.


Tanya e seus companheiros chegaram a esta conclusão após analisar restos fósseis de uma peça dentária recolhida em fragmentos durante os últimos 20 anos na Bélgica e que mostra altos níveis de bário.


A distribuição desta substância química nos dentes, similar ao cálcio, reflete as transições das dietas nos humanos e delata os costumes dos neandertais, extintos há 28 mil anos.


Os dentes apresentam em sua estrutura círculos que marcam altos níveis de bário maiores do que os encontrados caso a criança seja alimentada somente com leite materno, número que abaixa até voltar "de forma abrupta" aos níveis pré-natais com a idade 1,2 anos.


Por este motivo, os pesquisadores acham que após sete meses, as mães iniciavam uma dieta suplementar, embora reconheçam que não está claro quais alimentos compunham essa dieta.


"Sabemos que os neandertais adultos consumiam enormes quantidades de carne e plantas. As mulheres de sociedades não industriais alimentavam seus filhos com muitas coisas durante a etapa suplementar", indicou Smith.


O curto período transcorrido até que os pequenos começassem a ingerir alimentos sólidos favorecia para que as mulheres pudessem ter mais filhos em menos tempo, o que ajudou supôs um grande crescimento da população.


"Se o desmame acontece antes do previsto, as mulheres se reproduzem com maior rapidez. Isto é demonstrado nos modernos humanos se o comparamos com nossos parentes vivos mais próximos, os símios, que amamentam durante mais tempo e têm menos crianças", apontou a bióloga.


Com esta técnica de análise dentária, os pesquisadores esperam estudar profundamente se este processo foi igual em outros períodos pré-históricos e em que medida este cedo desmame afetou a evolução humana até os dias de hoje.


Fonte: Yahoo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...