quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mais planetas deveriam ser classificados como habitáveis, defende cientista



Uma astrônoma do Instituto de Tecnologia de Massachusetts defende que o conceito de "zona habitável" do Universo deveria ser expandido. 
 
 
De acordo com artigo da pesquisadora canadense-americana Sara Seager publicado na revista Science, é necessário fazer uma revisão sobre os exoplanetas, planetas fora do Sistema Solar, e a possibilidade de se encontrar vida em outros corpos celestes.


Para ela, a "zona habitável" deveria incluir não apenas planetas que poderiam ter água líquida, mas também aqueles com atmosferas ricas em hidrogênio e com pouca água. 
 
 
Seager diz que essa sugestão representa um novo conceito que está surgindo entre os pesquisadores de que planetas muito diferentes da Terra também poderiam ter condições propícias para a vida. 
 
 
Atualmente são classificados como planetas da zona habitável os que possuem características parecidas com a da Terra, ou seja, uma grande quantidade de água líquida.


Os pesquisadores reforçam esse pensamento argumentando que o Sistema Solar pode ser apenas um exemplo, talvez incomum, da enorme diversidade de sistemas planetários que existem na galáxia. Atualmente, já foram descobertos pelo menos 900 exoplanetas na Via Láctea. 
 
 
Os sistemas mais comuns são constituídos por um ou mais planetas com tamanho entre uma e três vezes o da Terra. Eles geralmente orbitam uma estrela a uma distância menor em comparação àquela existente entre o nosso planeta e o Sol.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...