sábado, 17 de janeiro de 2015

Cobra-cega gigante encontrada no Camboja: Nova espécie pode crescer até 1,5 m de comprimento





Ichthyophis cardamomensis foi encontrado no sudoeste do Camboja nas Montanhas Cardamomo. Nova descoberta é a segunda espécie de cecília encontrada no país.
 
 
Uma nova espécie de anfíbio sem patas que se assemelha a uma minhoca gigante ou uma cobra, foi descoberta em uma área remota, mas ameaçada, da floresta cambojana.

A criatura cinza, amarronzada, chamada Ichthyophis cardamomensis, foi encontrada no sudoeste do Camboja, uma área sob a ameaça de perda de habitat, de acordo com a Fauna e Flora International (FFI).

A nova espécie é muitas vezes confundida com uma cobra, com espécimes maiores crescendo até 1,5 metros de comprimento, disse a FFI.
 
 
Foi confirmado por cientistas no início deste mês de acordo com o herpetólogo cambojano da FFI, Neang Thy.


"Essas descobertas são importantes para demonstrar que grande parte da biodiversidade do Camboja permanece desconhecida e não estudada pela ciência, e muitas outras áreas precisam ser pesquisadas, disse Thy, que vem pesquisando anfíbios e répteis desde 2003, à AFP.


A criatura é uma cecília - uma ordem de anfíbios que se parecem com cobras ou minhocas e geralmente são encontrados no subsolo.


As Montanhas Cardamomo são o lar de uma variedade de espécies raras, incluindo o elefante asiático, mas a área enfrenta desmatamento generalizado.


Os conservacionistas alertam que a exploração madeireira ilegal pode significar a extinção de novas espécies  pouco depois da descoberta. 
 
 

Tradução: Carlos de Castro




Fonte: Daily Mail

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...