quinta-feira, 4 de junho de 2015

“Existem fatores que predispõem manifestações paranormais”

Presidente da Associação Médico-Espírita, Jorge Cecílio Daher Júnior: “Todas as pessoas têm intuições”(Fotos: divulgação)


Doutor Pin Van Lommel, da Holanda, é autor do maior estudo sobre Experiência de Quase-Morte no mundo e estará em Goiânia


Joseph Banks Rhine investiga a paranormalidade: a mente é uma entidade não física, atuando sobre um elemento físico, o cérebro
 
 
Para o presidente da Associação Médico-Espírita de Goiânia, Jorge Cecílio Daher Júnior, a hereditariedade parece contribuir para o aparecimento das manifestações.
 
 
Premonições, intuições e experiências de quase morte são exemplos de manifestações paranormais e também alguns dos temas do Congresso Médico-Espírita que começou no dia 02, em Goiânia.


Em entrevista ao Diário da Manhã, o presidente da Associação Médico-Espírita de Goiânia, secretário-geral da Associação Médico-Espírita do Brasil e diretor científico do Mednesp 2015, Jorge Cecílio Daher Júnior, comenta sobre esses e outros assuntos relacionados a espiritualidade.



ENTREVISTA


Diário da Manhã – O que são manifestações sobrenaturais?


Jorge Cecílio Daher Júnior – O termo, que melhor expressa a pergunta, seria manifestações paranormais, que são fenômenos que expressam atividades anômalas, não usuais, onde se postula ações da consciência de modo autônomo e independente do cérebro.


DM – Quais tipos de manifestações existem?



Jorge Cecílio Daher Júnior – As manifestações paranormais podem ser catalogadas como manifestações de efeitos físicos, como psicocinesia, onde objetos são movidos sem qualquer interferência física, de autocombustão, de transporte de objetos, onde objetos desaparecem de um lugar e manifestam-se em outro; essas manifestações anômalas são geralmente encontradas nos casos conhecidos como poltergeist. O outro tipo de manifestação paranormal é conhecido como decorrente da telepatia, ou da comunicação entre mentes, sejam elas encarnadas ou fora do corpo físico e que é amplamente exemplificada através dos fenômenos mediúnicos.



DM – Como são explicadas estas manifestações?


Jorge Cecílio Daher Júnior – As manifestações paranormais são justificadas por pesquisadores materialistas como ações unicamente cerebrais, todavia esse argumento não se sustenta quando caso de patentes manifestações de espíritos vêm à tona, como casos de materialização ou fenômenos mediúnicos. A explicação mais plausível foi dada por Joseph Banks Rhine ao dizer que a mente é uma entidade não física, atuando sobre um elemento físico, no caso, o cérebro. Mente, ou consciência, é a expressão do espírito imortal, é independente do cérebro, mas, quando encarnada com ele interage promovendo os chamados efeitos da consciência, e que sobrevive à morte do corpo, caracterizando a imortalidade como atributo do espírito, ou alma.



DM – Existem fatores que podem influenciar no aparecimento dessas manifestações?



Jorge Cecílio Daher Júnior – Existem fatores predisponentes a manifestações paranormais, notadamente de ordem mediúnica e aparentemente o fator hereditário parece contribuir, uma vez que é frequente que descendentes de médiuns possuam mediunidade. Todavia apenas agora os predisponentes orgânicos dessas manifestações têm sido mais amplamente estudados e trabalhos como o do professor Júlio Peres, sobre atividade cerebral de médiuns através da neuro ressonância funcional e do doutor Delorme (USA) sobre atividades elétricas cerebrais durante processo mediúnico, abriram novos campos de especulação sobre fatores predisponentes entre médiuns.



DM – Todas as pessoas podem sentir premonições, intuições ou experiências de quase morte ou somente alguns seres humanos?



Jorge Cecílio Daher Júnior – Inicialmente, cabe esclarecer que experiência de quase morte é um fenômeno limítrofe que ocorre entre 12 a 18% dos sobreviventes de parada cardiorrespiratória e não é fenômeno paranormal. Todas as pessoas têm intuições. O filósofo francês Henri Bergson dizia que a intuição era a forma mais refinada de percepção, constituindo um sentido especial. Na década de 1970, o pesquisador americano, doutor Ian Stevenson, publicou pesquisa sobre mães que tem premonições sobre ocorrências perigosas com seus filhos. Foi um experimento relativamente controlado e demonstrou a ligação telepática entre mães e filhos.



DM – O que é o Mednesp?



Jorge Cecílio Daher Júnior – Mednesp é o Congresso Médico-Espírita da Associação Médico-Espírita do Brasil, evento realizado bianualmente e que conta com mais de 90 palestrantes do Brasil e do exterior. Durante o Mednesp 2015, teremos o Seminário Internacional de Medicina e Espiritualidade, que receberá no Brasil, pela vez primeira, dois grandes pesquisadores internacionais, doutor Pin Van Lommel, da Holanda, autor do maior estudo sobre Experiência de Quase-Morte já realizado, e doutor Mario Beauregard, pesquisador canadense eminente, autor de pesquisas que sugerem fortemente a independência da mente em relação ao cérebro.



DM – Quais temas serão tratados no Mednesp 2015?



Jorge Cecílio Daher Júnior – Mednesp tem como temas principais assuntos pertinentes ao modelo médico-espírita de concepção do homem. O Espiritismo enxerga o homem como ser espiritual que interage com o corpo físico e também com outros seres espirituais. Desse modo, permite compreender processos pouco estudados pela Medicina, como fenômenos mediúnicos e sua relação com saúde e com a doença, obsessão espiritual, evidências de reencarnação; defesa dos direitos do embrião, desde a fecundação, defesa contínua da vida.



DM – Goiânia tem produzido pesquisas nesta área?



Jorge Cecílio Daher Júnior – Realizar este evento aqui é manter um compromisso, firmado em 2011, com nossa querida doutora Marlene, que via em Goiás um dos berços da nova medicina, que tem no modelo médico-espírita uma de suas bases. Doutora Marlene Nobre gostava de nos chamar, os médicos da AME, como integrantes de uma das minorias criativas, termo criado por Fritjof Capra para designar os que estão a contribuir para a mudança positiva do mundo.



DM – O senhor conhece algum dado ou estatística sobre o assunto?



Jorge Cecílio Daher Júnior – Fenômenos que sugerem manifestações paranormais não são alheios à literatura médica. Posso afirmar que tenho dados que demonstram mais de duas centenas de publicações científicas sobre as chamadas experiências anômalas.




Fonte: DM

Um comentário:

Milton Valdameri disse...

Como o presidente a Associação Médico Espírita explica que os espíritos não contam que a biografia de Allan Kardec é mentirosa?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...