quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Encontrados fósseis de um primo dos Velociraptores. Mas bem maior

Os fósseis do Dakotaraptor steini foram encontrados no Dakota do Sul na Formação de Hell Creek, uma zona com grande abundância de fósseis de dinossauros./Emily Willoughby


Dentro da família dromaeosaurids, o Dakotaraptor era um dos maiores. Mas continuava a ser muito menor do que os maiores predadores do seu período, como o T-Rex. No entanto, quando se compara com homem, nem é pequenino de todo… (Robert DePalma)



Os Velociraptores eram, comparativamente, muito menores
 
 

Lembra-se dos Velociraptores? Pois imagine um primo ainda maior. É que foram descobertos na Dakota do Sul fósseis de uma nova espécie gigante desta família de dinossauro predador. Com 66 milhões de anos.


Foram descobertos, na América do Norte, fósseis de um dos maiores ‘raptores’ identificados até hoje. Estes vestígios pré-históricos de mais uma espécie de carnívoro bípede foram encontrados no estado americano da Dakota do Sul, mais concretamente na Formação de Hell Creek, uma zona intensamente estudada e com grande abundância de fósseis de dinossauros. 


Uma equipe de cientistas liderada por Robert DePalma, curador do Museu de História Natural de Palm Beach, deu de cara com um esqueleto parcial com cerca de 66 milhões de anos, do período Cretáceo. O animal já tem nome: Dakotaraptor steini. 


Este esqueleto pertence a um réptil da família dos dromaeosaurids, um ramo dos dinossauros que tem características que os aproxima das aves. Este tipo de dinossauros tem um nome mais comum e popularizado pelos filmes “Jurassic Park”: Raptores. Essa saga tornou-os conhecidos pela sua velocidade, agilidade, pela baixa estatura quando comparada com os outros predadores, as patas com uma grande e mortífera garra no meio e pela inteligência quase sobredotada.


Mas calcula-se, segundo o estudo da equipe de DePalma publicado na Universidade do Kansas e citado pela revista Discover, que o Dakotaraptor fosse um pouco diferente. Nomeadamente no tamanho. Isto porque podia medir quase 5 metros de comprimento. 


Ou seja, o seu tamanho ainda estava longe do de outros predadores gigantes como o T-Rex, mas quando comparado com o dos Velociraptores é muito mais corpulento. O único carnívoro que poderia competir com ele em dimensão era o Utahraptor, de que se encontrou um esqueleto que revelou um animal que podia medir até quase 7 metros de comprimento. 


Mas esta descoberta não esclareceu algumas dúvidas que ainda permanecem sem resposta. Uma delas é se o Dakotaraptor caçava sozinho ou em grupo.


Quem viu os filmes de Steven Spielberg recorda-se, certamente, que os Velociraptores caçavam em conjunto e de forma coordenada. E se é verdade que foram descobertas provas de que algumas das espécies da família dromaeosaurids caçavam e comiam em grupo, isso não aconteceria em todas. 


De fato, como diz, em declarações à Discover, Steve Brusatte, um investigador especializado em dinossauros da Universidade de Edimburgo que não esteve envolvido no estudo aqui referido, apenas “existem provas moderadas de que alguns dromaeosaurids eram caçadores de grupo, mas não é um dado adquirido que todos eram, ou que normalmente caçassem dessa maneira.”




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...