quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Vídeo de ator que diz ter visto ovni não é montagem, diz professor


 
 
Especialista da Unesp analisou se imagem feita em voo passou por edição. Rodrigo Andrade postou vídeo que mostra objeto acompanhando aeronave.
 
 
O vídeo feito pelo ator Rodrigo Andrade que mostra um objeto voador não identificado (óvni) durante um voo particular entre o Rio de Janeiro e Campinas (SP) é autêntico e não é uma montagem, segundo análise das imagens feita por um professor de comunicação da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).


A imagem foi postada pelo ator no Facebook, em 31 de dezembro de 2015, e já foi visualizado mais de 400 mil vezes até a tarde desta quarta-feira (6). "A gente tá acompanhando um objeto aqui não identificado acompanhando a nossa aeronave", disse o ator.


No vídeo, um objeto luminoso muda de tamanho constantemente e ele não aparece no radar da aeronave e nem é captado pela torre de controle da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo o piloto que comandava o voo particular, que saiu do aeroporto Santos Dumont com destino a Viracopos.


Procurada pelo G1, a FAB não informou até a publicação desta reportagem se houve registro de interferência em operações aéreas na data e horários informados pelo ator Rodrigo Andrade.


De acordo com o professor Willians Cerozzi Balan, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Unesp de Bauru, especialista em edição de imagens, o vídeo postado pelo ator é autêntico e não há evidências de montagem das imagens.


"O que está na imagem, eu não posso afirmar, o que eu posso afirmar é que o vídeo não é uma montagem, ele é um vídeo autêntico de algo que estava acontecendo lá", disse após analisar o vídeo a pedido do G1.


A análise foi feita com softwares de edição de imagens e com o vídeo ampliado e em alta resolução. As imagens foram analisadas por meio de observação quadro a quadro, com aplicação de zoom e filtros apropriados em detalhes dos elementos.



Hipóteses descartadas


 
Além do objeto não identificado, o especialista analisou também o radar da cabine de controle da aeronave, que também é filmada pelo ator. "O piloto cita que num raio de 40 milhas não há nenhum registro do objeto no radar; portanto se supõe que o objeto esteja além desta distância".


O professor explicou também que não existe hipótese de objeto não identificado no céu ser um balão. "Considerando o tamanho proporcional, a forma e os movimentos, não se pode afirmar que o objeto seja um balão", afirmou na análise.


Balan descartou também que a imagem seja um reflexo de algo no interior do avião. "O objeto está em constante movimento, com evoluções sobre seu próprio corpo, com a aparência de uma estrutura molecular compacta, não é reflexo de algum objeto luminoso dentro da cabine".



Vídeo


 
O vídeo gravado pelo ator da TV Globo Rodrigo Andrade foi feito no dia 12 de outubro de 2013 e postado apenas recentemente por uma preocupação do artista, natural de Altinópolis (SP). "Eu fazia novela das 21h na época e eu sabia que daria uma repercussão muito grande, que não somaria na minha carreira", afirmou em entrevista ao G1.


Ao ver o objeto, Andrade diz ter ficado intrigado com a imagem. "Era uma luz que estava acompanhando a nossa aeronave e era um óvni, mas muita gente confunde, fala que é óvni já acha que é ET, mas é um objeto voador que não foi identificado", disse.


"Não apareceu nos radares e não tinha como identificar, era como uma luz, parecia um farol contra a gente, que ficava mudando a intensidade, mas pode ser várias coisas, não posso dizer o que era, mas era uma luz que não parecia ser uma estrela nem lua e que durou muito tempo".



video


 
 
 Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...