sábado, 5 de março de 2016

Encontrado navio português afundado na I Guerra Mundial

O navio foi encontrado com a ajuda de um sonar lateral
 
Caça-minas ‘Roberto Ivens’ - Foto retirada de: marinha.pt

 
 
Descoberta acontece a poucos dias do centenário da entrada oficial  de Portugal na Primeira Grande Guerra.
 
 
No dia 26 de julho de 1917, o caça-minas Roberto Ivens, um antigo arrastão chamado Lordelo, afundou-se em poucos minutos, quando embateu numa mina deixada por um submarino alemão perto da entrada da barra do Tejo. 


Esta foi a primeira baixa de um navio português na Primeira Grande Guerra, na qual o país entrou oficialmente a 9 de março de 1916, quando a Alemanha declarou guerra a Portugal - vão cumprir-se agora 100 anos. O destroço do Roberto Ivens foi agora localizado a 12 milhas a sul de Cascais pela Marinha Portuguesa.


A descoberta surge na sequência de uma investigação lançada pela equipe de Paulo Costa, do Instituto de História Contemporânea, com o apoio da Comissão Cultural da Marinha e do Instituto Hidrográfico, no âmbito da preparação do programa de atividades para assinalar o centenário da entrada de Portugal na guerra.


O afundamento do Roberto Ivens causou a morte de 15 elementos da tripulação, incluindo o comandante Raul Alexandre Cascais. Os sete sobreviventes foram recolhidos pelo rebocador Bérrio.


A localização do Roberto Ivens numa zona distinta da que era era dada como certa na documentação oficial vai permitir "aprofundar o conhecimento sobre a presença e o papel da Marinha durante o período conturbado da Grande Guerra e, simultaneamente, lança um novo olhar sobre a real dimensão da ameaça submarina alemã em águas territoriais portuguesas",segundo um comunicado do ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


A Marinha vai prosseguir agora os trabalhos com a utilização de um ROV, para inspecionar de perto os destroços, recolhendo imagens que permitam aprofundar o seu estudo arqueológico.




Fonte: DN

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...