sábado, 26 de março de 2016

Fóssil de 400 mil anos é mais antiga evidência genética de neandertais



O DNA nuclear de restos humanos de 400 mil anos encontrados na Espanha é a evidência genética mais antiga já encontradas dos neandertais, segundo estudo publicado na terça (15) na revista Nature. 


A investigação sobre ossadas de 28 indivíduos encontradas no sítio arqueológico Sima de los Huesos ("poço de ossos", na tradução livre), na Espanha, tirou as dúvidas sobre a identidade desses ancestrais encontrados há cerca de 30 anos.


Bastante preservados, os fósseis permitiram a coleta do mais velho DNA humano a partir de um dente e de um osso de perna encontrados na escavação.


Pesquisas iniciais em 2013 surpreenderam os cientistas ao indicar que o DNA mitocondrial era mais semelhante à linhagem dos denisovans, uma população antiga de humanos que habitaram a Ásia há 50 mil anos do que a dos neandertais. 


Contudo, o estudo genético feito com novas tecnologias aponta que os habitantes da Sima de los Huesos eram, de fato, parentes mais próximos da linhagem neandertal. 



A pilha de ossos é estudada há três décadas, mas o estudo publicado nesta terça é o maior avanço na investigação. 
 
 
"Nós esperamos por muitos anos que avanços nas técnicas de análise molecular ajudassem um dia em nossa investigação destes fósseis", disse Juan-Luiz Arsuaga, membro da Universidad Complutense de Madrid e que lidera escavações na Sima de los Huesos. 


A revelação do DNA pode ajudar na investigação de como nossa espécie (Homo sapiens) e os neandertais se originaram de um mesmo ancestral. Recentemente, estudos mostraram que sexo entre humanos e neandertais ocorreu 40 mil anos antes do que se pensava. 
 
 
Além disso, outra pesquisa apontou que a depressão e o vício humanos podem ter origem em heranças genéticas dos neandertais, assim como a alergia.




Fonte: BOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...