sexta-feira, 31 de março de 2017

Buscas pelo extinto tigre-da-tasmânia são iniciadas após avistamentos


 
 
Relatos na Austrália dão conta de animal semelhante aos tilacinos.
 
 
Após relatos de avistamentos, na Austrália, de um animal semelhante ao tigre-da-tasmânia, considerado extinto, cientistas montaram acampamento para monitorar a possibilidade "plausível" de que o bicho ainda esteja entre nós. Conhecido também como tilacino, o animal teria sido extinto há mais de 80 anos, segundo registros.


Acredita-se que o último indivíduo da espécie morreu em 1936 em um zoológico. Na Austrália, eles teriam desaparecido há mais de 2 mil anos. 


Mas os relatos de avistamento recente vêm justamente do Norte do país, no estado de Queensland, e dão conta de um bicho semelhante a um grande cachorro — a possibilidade de serem lobos parece remota. No entanto, ao longo dos anos, estes relatos foram recebidos com ceticismo. 


Com o acúmulo de relatos, porém, cientistas da Universidade James Cook resolveram ir a campo para verificar a possibilidade de que os tilacinos ainda existam. 


O professor Bill Laurence afirmou que fez longas entrevistas com duas pessoas que viram os animais misteriosos na Península de Cape York, fornecendo descrições coerentes e detalhadas. Um era empregado do serviço florestal do país, e outro uma pessoa que frequentemente acampava na região. 


Segundo Laurence, os avistamentos foram todos à noite. "Em um caso, quatro animais foram vistos com bastante proximidade — a cerca de 20 pés [cerca de 6m]", conta o professor. Ele disse também que as pessoas que viram os bichos estavam "bastante nervosas em descrever o ocorrido por medo de serem tachadas como loucas". 


Descrições dos olhos, tamanho, formato e comportamento foram inconsistentes com as características de especíes existentes na região, como lobos, cães selvagens e porcos selvagens. 


Sandra Abell, também pesquisadora da Universidade James Cook, contou que, desde que a pesquisa chegou ao conhecimento do grande público, surgiram mais relatos de avistamentos de animais semelhantes ao tigre-da-tasmânia. Ela está no processo, agora, de decidir a localização de 50 câmeras perto da Península de Cape York. Os trabalhos devem começar entre abril e maio. 


Abell diz que, mesmo que a existência dos animais não seja confirmada, o estudo será útil para entender as condições de outras espécies ameaçadas na região. "É pequena a possibilidade de encontrarmos os tilacinos, mas certamente conseguiremos muitos dados sobre predadores na área e que ajudarão as nossas pesquisas em geral", diz. 


Nas redes sociais, internautas que acreditam que o tigre-da-tasmânia não está extinto lembram o redescobrimento recente de um papagaio noturno no Oeste da Austrália, considerado extinto anteriormente. 


O famoso cientista Richard Dawkins comemorou, em tuíte, a possibilidade que os tilacinos ainda estejam entre nós. "Pode ser verdade? O Tilacinos terem sido vistos vivos? E na Austrália e não Tasmânia? Eu quero tanto que seja verdade", escreveu.





Fonte: O Globo

Um comentário:

Alex B disse...

Todo interessado em criptozoologia, assim como o grande Dawkins, quer muito que esses relatos mostrem-se verdadeiros. Todos relatos anteriores sobre esses avistamentos eram, sob um olhar crítico, desanimadores,mas esses parecem muito promissores. E o fato de cientistas sérios se engajarem na pesquisa indica que há algo realmente espantoso a ser descoberto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...